quinta-feira, 13 de abril de 2017


Plano de Aula

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Números Romanos

Objetivos:


  • conhecer/relembrar o sistema de numeração alfabético e posicional;
  • identificar a utilização dos números romanos no dia a dia;
  • ler e escrever os números romanos.
Desenvolvimento:

Será iniciada uma roda de conversa com os alunos, questionando-os sobre o que sabem do conteúdo, também em quais situações nos dias atuais eles são utilizados. No caderno, copiaram o texto que se encontra aqui no blog nesse link.

Depois da cópia desse texto e explicações, os alunos farão as seguintes atividades no caderno:

ATIVIDADES 

1. Escreva o sucessor e o antecessor  dos números abaixo, porém utilizando a numeração romana. Observe o exemplo:

X           11          XII

a) _______ 15 _________
b) _______ 31 _________
c) _______ 99 _________
d) _______ 2 __________
e) _______ 25 _________
f) _______ 43 _________
g) _______ 51 _________
h) _______ 78 _________
i) ________ 88 _________

2. Decomponha da mesma forma do exemplo:

CXLIV = 144
C = 100
XL = 40
IV = 4

a) CCCLXXXIII:



b) MMCCLXI:



c) CDXLIX:



d) CMXXXV:



e) MCMLXXIX:



3. Transforme os números cardinais em romanos:

a) 29:
b) 347:
c) 981:
d) 789:
e)2.584:
f) 3.698:



4. Faça a ligação correta:

I                                                                            10

V                                                                           50

X                                                                            1

L                                                                            5

C                                                                        1.000

D                                                                         500

M                                                                        100



Na segunda aula, os alunos fizeram as seguintes atividades:

1. Você receberá um enigma da professora. Recorte a primeira parte e cole no caderno. Recorte todas as partes da segunda e cole no número equivalente.


2. Transforme os números romanos em cardinais:

a) XIV=
b) CXLIX=
c) DXXVII=
d) XCVIII=
e) LXXVI=
f) MMDC=

Os alunos também receberão essa atividade impressa.


Na terceira aula, as seguintes atividades:

1. Responda com numeração romana:

a) O dia que você nasceu:
b) O ano que você nasceu:
c) O ano que estamos:
d) O século que estamos:
e) O ano em que o Brasil foi descoberto:
f) O números de alunos na sala:
g) Sua idade:

2. Pinte a coluna certa:



Por último, os alunos participaram de uma atividade lúdica: bingo dos números romanos. Clique aqui e baixe suas cartelas.

Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: