domingo, 5 de março de 2017

Plano de aula: o corpo humano e gêneros masculino e feminino



Disciplina: Ciências

Tema: O corpo humano

Objetivos:
·         Identificar as partes do corpo humano;
·         Reconhecer membros superiores e inferiores;
·         Trabalhar a lateralidade e noção de direção;
·         Desenvolver a coordenação.


Desenvolvimento: cantar com os alunos músicas que fazem referência ao corpo humano (cabeça, ombro, joelho e pé/minha boneca de lata/estátua). Explicar aos alunos que o corpo é dividido em cabeça, tronco e membros e falar que os braços são os membros superiores e as pernas os membros inferiores. Farão uma atividade para nomear as partes do corpo, (clique aqui e baixe no computador) depois de colorir colarão no caderno. Depois, receberão uma atividade (clique aqui e baixe no computadorpara colorir, recortar e montar o corpo humano.


Tema: O corpo humano (continuação).

Desenvolvimento: relembrando conteúdo trabalhado na aula anterior. O foco da aula hoje será nas semelhanças e diferenças dos corpos de cada um. Perguntar cores e tipos de cabelo, cores de olhos e pele, altura, idade, etc. Dizer a eles que são seres únicos, mesmos os gêmeos que fisicamente são parecidos, por dentro são bem diferentes. Vão desenhar a si próprios na folha de sulfite e vão desenhar um colega da turma, a ser definido por sorteio.



Tema: O corpo humano - continuação

Objetivos:
·         Identificar e compreender as diferenças e semelhanças entre gêneros masculino e feminino;
·         Reconhecer ações realizadas por meninos e por meninas nas atividades diárias;
·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de trocas de experiências;
·         Mostrar que, na natureza, para a perpetuação das espécies, existem o masculino e feminino.

Desenvolvimento: relembrar a aula sobre o corpo humano, perguntando aos alunos se sabem quais são as diferenças entre meninos e meninas e questionando-os sobre os comportamentos que entendem ser de meninos, de meninas e de ambos os gêneros. Escrever a seguinte lista no quadro:

Ø  Jogar futebol
Ø  Vestir roupa rosa ou lilás
Ø  Usar bermudões
Ø  Usar o cabelo curtinho
Ø  Brincar com bonecas
Ø  Subir em árvores
Ø  Ajudar a lavar o carro
Ø  Andar de skate
Ø  Secar a louça
Ø  Dançar balé
Ø  Ter cabelos longos
Ø  Chorar
Ø  Dar gargalhadas

Perguntar, na opinião deles, o que fazem nessa lista os meninos, as meninas e ambos. Observar as respostas das crianças e num primeiro momento, não interferir nas respostas. Perguntar quais deles fazem algumas dessas coisas na lista. Perguntar quais ações diferenciam meninos de meninas. Lembra-los que, tem coisas que podem ser consideradas de meninos (por exemplo, jogar bola) que meninas também fazem e vice-versa.
Serão escolhidos, através de sorteio, um menino e uma menina, que terão o seu corpo contornado no papel kraft. Ao visualizar as imagens, os alunos serão questionados se há diferenças/semelhanças entre ambos os contornos. Será perguntado o que pode ser usado para diferenciar um contorno feminino do masculino. Serão separados em grupos e cada grupo vai caracterizar cada contorno, um grupo o contorno do menino e o outro grupo, da menina. Vão usar canetinhas, colagem de papéis coloridos etc. no final, cada grupo apresentará o seu boneco(a). Se houver tempo, receberão massa de modelar e cada um modelará o seu próprio corpo.
Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: