domingo, 5 de março de 2017


Disciplina: Português

Tema: Vogais e Encontros vocálicos

Objetivos:

·         Identificar os encontros vocálicos;
·         Saber ler as palavras formadas nos textos e atividades;
·         Despertar o interesse pelas palavras, escrita e leitura.


Desenvolvimento: iniciar a aula relembrando o alfabeto, as vogais e consoantes. Contar-lhes a seguinte história:


HISTÓRINHA DAS VOGAIS

Adaptação do livro: História das cinco vogais de
LUÍSA DUCLA SOARES e MANUELA BACELAR.


Era uma vez três pauzinhos, dois grandes e um pequenino que viviam separados e muito tristes. Um dia eles se encontraram, se juntaram e formaram a letra A
Assim, ficaram todos contentes, pois nunca mais estiveram sozinhos. Outros pauzinhos vendo aquela alegria também resolveram se juntar, mas será que outra letrinha eles conseguiriam formar?

- Tenho três perninhas, todas para a direita, sou uma letrinha, muito bem-feita.

A letrinha A ficou toda contente porque já tinha o seu amigo E alguém com quem brincar. Nisto chegou um pauzinho muito fininho que mais parecia uma palhinha.

- Eu sou o I.

 De repente viram qualquer coisa a rolar:

- Será uma bola?
- Será uma roda?
- Será um ovo? Oh, oh, oh, mas o que será?
- Eu sou o O

Sentaram-se cada uma em sua cadeira, mas o O rolava de um lado para o outro e propôs fazer uma corrida. O A não conseguia correr porque o tracinho do meio não deixava. O E bem queria correr, mas como tinha as três perninhas para a direita não conseguia correr para a esquerda. O I como só tinha uma perna coxeava. Então o O querendo resolver o problema, foi buscar outro O e transformaram-se numa bicicleta. Assim o A E I colocaram-se umas em cima das outras no banco da bicicleta. Foi então que ouviram um barulho U U U que parecia um lobo a uivar.

A - Gritou o A
            E - Chorou o E
            I - Guinchou o I
            O - Exclamou o O

Mas continuavam ouvindo U U U.

- Sou o U.  Uma letra uma letrinha muito especial comigo se escrevem palavras muito legais como urso e uva.

Foi aí que eu percebi: A E I O U SÃO CINCO LETRINHAS, SÃO AS CINCO VOGAIS.

Então as cinco vogais tão felizes por formarem um grupo, foram comemorar fazendo uma brincadeira. O A escondeu-se na Arvore. O E escondeu-se na Erva. O I nadou até a Ilha. O O escondeu-se nos Óculos do Sr Manuel. O U num cacho de Uvas. Desde então, as vogais nunca mais saíram de nossas vidas elas se encaixam em quase todas as palavras para sempre nos lembrarmos do quanto elas são divertidas.



Falar aos alunos que, quando ajuntamos as vogais, elas formam palavras. Escrever no quadro os seguintes encontros vocálicos:



AI        EI        OI        UI        AU      EU      

IA       UAU    UAI     AIO     AUÊ   IOIÔ


            


        Explicar o significado dos encontros vocálicos que não conheçam. Farão atividades impressas (clique aqui e baixe no seu computador)que posteriormente serão coladas no caderno. Nessas tarefas vão ligar os encontros vocálicos às imagens correspondentes e escrever nos balõezinhos dos diálogos, juntar e escrever os encontros vocálicos nas nuvens, pintar os encontros vocálicos de acordo com a legenda, fazer o contorno nos pontilhados das vogais cursivas e reescrevê-las nos quadrados, completar os tracejados das vogais e pintar as que se repetem nas linhas e por ultimo, escrever as letras iniciais das imagens.



Tema: Vogais e Encontros vocálicos (continuação)

Desenvolvimento: relembrar o conteúdo trabalhado. Os encontros vocálicos serão escritos no quadro e cada aluno será convidado a ler cada um deles. Depois de copiarem o cabeçalho, farão a seguinte atividade no caderno:

JUNTE AS VOGAIS E ESCREVA OS ENCONTROS VOCÁLICOS
A
E
I
O
U
1
2
3
4
5

1 + 3 =
1 + 5 =
2 + 3 =
4 + 3 =
5 + 3 =
2 + 5 =
4 + 5 =
2 + 3 + 1 =
3 + 1 =
3 + 4 + 3 + 4=

            Também copiarão os encontros vocálicos no caderno, porém com a letra cursiva. Farão uma atividade impressa (clique aqui e baixe no seu computador) em que deverão preencher os balõezinhos dos diálogos com os encontros vocálicos.




Tema: Vogais e Encontros Vocálicos (continuação).

Desenvolvimento: os alunos participarão de uma atividade (já postada no blog, clique aqui e confira!), no qual farão dobraduras para ilustrarem textos sobre vogais (A – AVIÃO / E – ELEFANTE / I – ÍNDIO / O – ÔNIBUS / U – URUBU). Os textos serão lidos com eles e para eles e em cada texto, eles deverão pintar ou circular a vogal trabalhada. Farão as dobraduras, colarão no texto e nas quatro caixas que aparecem na folha, deverão fazer as formas bastão e cursiva da vogal trabalhada.


 Os alunos farão uma atividade impressa (clique aqui e baixe no seu computador) para ligar o nome das figuras a sua letra inicial.




Tema: Vogais e Encontros Vocálicos (continuação).

Desenvolvimento: os alunos participarão do bingo dos encontros vocálicos (clique aqui e baixe as cartelas do bingo). Receberão posteriormente massa de modelar, para modelar os encontros vocálicos pedidos pela professora e os encontros que já sabem sozinhos.




Tema: Vogais e Encontros vocálicos (continuação)


Desenvolvimento: atividade lúdica – jogo da memória dos encontros vocálicos (já feito com outra turma, veja clicando nesse link). Participarão de uma atividade na qual deverão entregar para a professora o encontro vocálico pedido, encontrando no jogo da memória. Farei um ditado dos encontros vocálicos e como atividade no caderno deverão escrever com letra cursiva os encontros que estarão em letra bastão.


Esse é o planejamento que fiz com a minha turma em 5 aulas. Após a última aula, inicio com as famílias silábicas. Em breve mais novidades!


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Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

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