domingo, 5 de março de 2017

Plano de aula - cálculos, sequências numéricas e registros



Disciplina: Matemática

Tema: Cálculos.

Objetivo:
·         Relembrar que podemos fazer cálculos com os dedos e também com outros objetos.


Desenvolvimento: perguntar aos alunos o que sabem sobre cálculos matemáticos. Fazer com eles contas, de forma oral e anotada no quadro, somas utilizando dedos e posteriormente com peças de encaixe. Farão atividades (clique aqui e baixe no seu computador) que serão coladas no caderno posteriormente, nos quais terão que contar e registrar, pintar as quantidades pedidas, copiar os números de 0 a 10 e colar lantejoulas nas quantidades indicadas.


Tema: Cálculos (continuação)

Desenvolvimento: atividades que deverão contar e registrar as quantidades. Caderno interativo: embaixo de cada aba, deverão registrar o número correspondente às quantidades (clique aqui e baixe essa atividade no seu computador). Farão uma atividade impressa também (clique aqui e baixe essa atividade no seu computador).

ATIVIDADE BÔNUS - CLIQUE AQUI




Tema: Sequência numérica.

Objetivos:
·         Compreender sequência numérica, antecessor e sucessor;
·         Ampliar a contagem até o número 20.

Desenvolvimento: os alunos serão convidados a contarem os números de 0 a 10. Questioná-los se sabem contar até 20 e trabalhar a sequência de 0 a 20. Perguntar oralmente os números que vem antes e depois de números pré-selecionados. Farão no caderno quadriculado atividades com sequência, antecessor, sucessor e grafia dos números.



Tema: Iniciação à adição.

Objetivos:
·         Desenvolver noções de adição;
·         Compreender o conceito de adição;
·         Reconhecer as terminologias adequadas que retratam a adição (mais, ao todo, juntos etc.);
·         Realizar jogos envolvendo a adição.

Desenvolvimento: falar aos alunos que, assim como os números estão presentes em nosso dia a dia, da mesma forma a adição (quantos alunos estão na sala, quantas professoras tem na escola, quantos anos etc.). Será mostrado no quadro o símbolo da adição + e toda vez que eles virem esse símbolo nas atividades matemáticas, é para eles somarem as quantidades. Participarão de uma ATIVIDADE LÚDICA com dados: serão lançados dois dados. A operação será escrita no quadro e eles deverão somar.


Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: