domingo, 5 de março de 2017

Contação de História - João Cascão

Olá pessoal! Essa história criei para trabalhar a higiene com os alunos do Maternal II e até hoje conto para as crianças. Agora compartilho com vocês!





Era uma vez um menino chamado João. Ele fugia do banho tal como o gato foge do cachorro, como o rato foge do gato... e não adiantava correr atrás dele, quanto mais corria, mais ligeiro ele era. Não gostava de banho, de escovar dentes... pentear o cabelo, nem pensar... suas roupas sempre estavam sujas e remendadas... como era difícil fazê-lo trocar de roupas!

Na escola, ninguém conseguia ficar perto dele. O cheiro era horrível! Os meninos mais velhos caçoavam dele, chamando-o de João Cascão. Porém, com o tempo, ele nem ligava. Ele adorava as histórias em quadrinhos do Cascão.


Mas um dia, algo começou a incomodá-lo. Uma coceira na perna. Outra coceira no nariz.... de repente, o corpo estava todo coçando.
E coça, coça, coça...

- Mamãe! Mamãe, me salva!!!
- O que foi João???
- Meu corpo todo está coçando, não aguento mais coçar! Até dentro dos meus pensamentos está coçando!

E lá foi a mamãe do João contar a razão de tanto se coçar: falta de banho! 

- A gente tem que tomar banho todos os dias, pois estamos sempre nos movimentando e suando. E se a gente não toma banho, o corpo fica com cheiro ruim. O cabelo fica todo emaranhado e com cheiro ruim também. E temos que trocar de roupa todos os dias, sempre usar roupas limpas e cheirosas. Se a gente não cuidar da nossa higiene, além de ficar sujo, podemos ficar doentes!

E o João resolveu encarar o chuveiro... mas só se molhou! Nada de xampu e sabonete, nada de pente, nada de trocar de roupa... E saiu felizão do banho.

- Mas João, isso não é banho! Tem que usar os produtos de higiene, senão só vai piorar o seu cheiro!

João parou de se coçar, mas passou a feder cada vez mais! Parecia cheiro de cachorro molhado. Eca! Sua mãe não sabia mais o que fazer. Então, aconteceu algo que o João não esperava...


- ... ui, que dor de dente! Mamãe! Mamãe, me ajuda!!!
- Filho, só o dentista pode te ajudar agora. Mas ele não vai te atender se você chegar fedendo desse jeito no consultório!

Não teve jeito! João entrou no chuveiro e molhou o corpo. Passou o xampu no cabelo e esfregou... nada de espuma! Passou o xampu de novo, esfregou, esfregou e nada de espuma! É, acho que o cabelo do João estava bem sujinho. Ele passou xampu diversas vezes no cabelo até que a espuma apareceu... e o seu cabelo ficou limpinho! Passou o sabonete no corpo todo, ah... que delícia de banho!

Arrumou o cabelo, colocou roupas limpas e foi até o dentista! 

- Uiiiii, mas menino! Quanto tempo faz que você não escova os dentes???
João se envergonhou. Baixou a cabeça.
- Não me lembro... mas por favor, faz o meu dente parar de doer!
- Para o seu dente parar de doer, vou ter que fazer um procedimento aqui. Mas você tem que me prometer que de hoje em diante vai cuidar dos seus dentes! Tem que escovar os dentes sempre após as refeições, nunca dormir sem escovar os dentes, usar o fio dental e me visitar a cada 6 meses. Se a gente não escova os dentes, os bichinhos da cárie vem no nosso dente e nhoc! nhoc! nhoc!
- Sim, eu prometo!!!

E o dentista cuidou do dente doente do João. Lhe deu uma escova de dentes novas, fio e creme dental. João também prometeu a sua mamãe que ia tomar banho todos os dias também!

Assim que chegaram em casa, mamãe foi preparar um lanchinho para o João. Quando estava pronto, ele veio voando para comer, estava com fome. E comeu... comeu... 

- João, você lavou as mãos?
-Ãh? Quê? Ah, sim mamãe (fazendo figa com os dedos nas costas)

Não deu outra... algum tempo depois, ele começou a chorar com dor na barriga. Sua mãe pediu para ver as mãos dele e as suas unhas estavam grandes e cheias de sujeira!

-João, meu filho! Tem que lavar as mãos antes das refeições e sempre cortar as unhas, para que a sujeira que fica embaixo dela não entre na comida e faça mal a sua barriguinha!

Mamãe cortou as unhas do João, deu um remedinho e ele foi dormir. Depois, acordou mais disposto e feliz!


João aprendeu a lição! Higiene é sempre boa, higiene é uma delícia! Na escola, agora todos querem ficar perto dele, brincar e se divertir!
Ninguém mais o chama de João Cascão, agora ele é o João Limpão!


O João passou e a história acabou, 
quem gostou bate palma!


Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: