quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Sondagem 1º ano Português - plano de aula e atividades


Disciplina: Português

Tema: sondagem

Objetivos:

  • ·         Mapear o conhecimento dos alunos;
  • ·         Fornecer subsídios para a professora.


Desenvolvimento


            As crianças serão questionadas sobre quais conteúdos lembram que aprenderam no ano anterior e se sabem qual é a diferença entre vogais e consoantes. Receberão uma atividade para escrever o nome, anotar quantas letras tem, qual letra começa e termina, farão uma lista dos nomes dos colegas e identificarão qual colega tem a mesma letra inicial do nome, completarão versinhos e escreverão o nome da pessoa que mais gosta. As atividades impressas serão coladas no caderno. Os alunos vão confeccionar crachás com os nomes em caixa alta e farão um autorretrato. (atividade para imprimir aqui)



Disciplina: Português

Tema: sondagem – trabalhando com o alfabeto móvel

Objetivos:

  • ·         Relembrar as letras do alfabeto;
  • ·         Compreender que para aprender a escrever, é preciso refletir sobre os sons e não apenas o significado das palavras;
  • ·         Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras;
  • ·         Trabalhar com o alfabeto móvel;
  • ·         Comparar as palavras quanto às semelhanças e diferenças sonoras;
  • ·         Compreender que se trocarmos uma letra, transformamos uma palavra em outra;
  • ·         Identificar a sílaba como unidade fonológica;
  • ·         Desenvolver correspondência grafofônica;
  • ·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.


Desenvolvimento


            Com o alfabeto móvel em mãos (adquira o seu clicando aqui), os alunos vão encontrar as letras correspondentes do seu nome e montar na mesa. No quadro, a profª escreverá os nomes dos alunos para eles reproduzirem com o alfabeto, pedindo para que eles notem a sonoridade das sílabas. Participarão de uma atividade lúdica chamada Cobrinha Sabida: com o alfabeto móvel vão montar uma cobrinha no qual seu corpo é a sequência das letras do alfabeto. Os alunos vão receber uma cópia do poema Um Bichinho Diferente (clique aqui e pegue o seu); acompanharão a leitura do poema, participarão de uma roda de conversa sobre o texto e deverão colorir as vogais de amarelo e as consoantes de azul, que se encontram nas patinhas do bichinho. Caso haja tempo, no quadro serão colocadas as letras do alfabeto para eles dizerem coisas que começam com cada letra, para que eles copiem essa lista no caderno.


Disciplina: Português

Tema: Sondagem (continuação)

Desenvolvimento: 

no quadro branco, será escrita, em caixa alta, a letra da seguinte música:


“O barquinho vai levando
O meu nome com carinho
E a/o _________ também vai
Navegar nesse barquinho”
(Melodia da música Ciranda-cirandinha)

            
No espaço serão, vez por vez, escritos os nomes de cada um dos alunos e eles cantarão juntos. A profª perguntará todas as vezes:


Qual é a letra inicial desse nome?
Qual é a letra final?
Tem alguém na sala cujo o nome comece com essa mesma letra?


            Se houver, o nome será registrado no quadro para que observem. Eles receberão uma folha de sulfite e montarão um barco de origami. Assim que estiver pronto, deverão colorir com lápis de cor e escrever com canetinha o nome próprio na lateral do barco.
            Cada aluno receberá o seu caderno de português. Serão questionados sobre o que encontramos no mar. Será montada no quadro uma lista com esses itens e eles deverão copiar essa lista no caderno, embaixo do enunciado que será escrito pelo próprio punho da profª.
            Após a escrita dessa lista, será colado no caderno deles uma tira contendo o alfabeto (pegue o seu aqui). Antes dela, deverão escrever o próprio nome e depois colorir apenas as letras que aparecem no nome. Vão anotar se aparecem letras repetidas e em seguida procurar em cima da mesa, letras recortadas de revistas em que apareçam as letras do seu nome, montando e colando no caderno. 
Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: