segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Plano de Aula - Símbolos (trabalhando a linguagem verbal e não verbal)


Disciplina: Português

Tema: Símbolos

Objetivos:

  • ·         Identificar diferentes linguagens (verbal e não verbal);
  • ·         Reconhecer símbolos que comunicam mensagens convencionais (gesto, imagens, escrita, cores, sons, números e logomarca);
  • ·         Compreender a imagem como forma de representação, como uma linguagem criada para atender às necessidades de registrar experiências e estabelecer interações.



Desenvolvimento: mostrar aos alunos reproduções em E.V.A. de diversos tipos de placas, perguntam se conhecem algumas delas. Mostrar aos alunos que cada uma dessas placas representam linguagens verbal e não verbal, ou seja, mesmo que não haja nada escrito, elas representam uma ordem ou informação. O homem pode se comunicar com outras pessoas de forma não verbal (não precisa, necessariamente, escrever ou falar – como no caso das placas e sinais de transito). Até mesmo com gestos (levantar a mão como forma de pedir permissão para falar, agitar o corpo em comemoração de algo, bater palmas na frente de uma casa para chamar alguém, fazer o sinal de silêncio) também é uma forma de se comunicar. Farão uma atividade impressa ( pegue a sua aqui )relacionadas aos símbolos.

Disciplina: Português

Tema: Sondagem – Alfabeto (continuação)

Desenvolvimento: relembrar o conteúdo trabalhado nos símbolos. Entregar cartões de várias imagens, perguntando aos alunos qual é a letra inicial de cada imagem. Colocar em ordem alfabética esses cartões, mostrando aos alunos que o alfabeto segue um padrão, uma sequência. Mostrar no quadro as formas maiúsculas e minúsculas das letras do alfabeto (letra bastão e letra cursiva).  No caderno, farão cópia dessas letras.
Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: