quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Trabalhando medidas com os alunos do 1º ano


Na nossa aula de matemática sobre medidas, começamos o nosso bate papo sobre como as pessoas faziam as medições antes de surgirem as réguas. No primeiro momento da aula, todos fizeram medições usando o palmo (mãos) e depois as pegadas (pés) e iniciou-se uma discussão sobre:

  • o porquê das diferenças entre palmo e pegada dos alunos e professora;
  • o porquê das diferenças entre as medidas entre eles mesmos.

Eles próprios mataram a charada: cada um tem um tamanho diferente de pé e mão, para que tudo fosse medido de maneira igual, tudo teria que ser padronizado.

Cada aluno recebeu um pedaço de barbante com exatamente 1 metro e saíram pela escola para fazer as medições e quando voltaram para a sala, desenharam:

  • o que tinha menos de 1 metro
  • o que tinha exatamente 1 metro
  • o que era maior que 1 metro
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Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

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