sexta-feira, 5 de junho de 2015

Objetivos da Educação Cristã


Assim como na educação secular, a educação cristã também tem objetivos e intencionalidade.

Eis os objetivos:

  • Evangelizar e discipular.
Na Educação Cristã, o professor evangeliza e discipula. Fala de Jesus e das Boas Novas aos alunos e prepara esses alunos como discípulos, que evangelizarão e formarão outros discípulos.

O que é discipular? Vai muito além de evangelizar, é caminhar com a pessoa, ensinar demonstrando com a própria vida, demonstrando que a pessoa que entrega a sua vida a Jesus não vira "santinho" (aquele que nunca peca, que nunca faz algo errado), mas se torna alguém que segue os passos de Cristo, procurando sempre acertar o alvo; porém, se ele peca, ele pode confessar a Jesus os seus pecados, o único que perdoa e purifica de toda a injustiça (1ºJoão 1:9).

  • Manusear a Bíblia.
A Bíblia é a nossa única fonte de fé e prática, o cristão aprende a caminhar com Jesus, ensinando a viver segundo a vontade de Deus. E as crianças - também os adultos - precisam saber manejar a Bíblia.

Com o advento da tecnologia, é mais fácil encontrar na Bíblia que está no celular, tablet, os livros que não são tão conhecidos, como Miquéias, Naum e Habacuque, mas e no livro impresso? Como professora de EBD, já trabalhei muitas estratégias para ensinar aos alunos - e aos meus filhos - a sequência dos livros bíblicos e em breve postarei aqui no blog para acompanharem e colocarem em prática nas suas aulas.

  • Demonstrar o agir de Deus na Palavra que perdura até hoje.
Às vezes, o aluno pensa assim: "Deus usou Davi porque ele era o homem segundo o Seu coração" e acredita que Deus nunca falará com ele. É necessário mostrar ao aluno que os homens e mulheres da Bíblia eram pessoas como nós, cheias de defeitos e virtudes. E como no passado, hoje Deus continua a usar pessoas. É importante que em cada aula ministrada, você fale de suas experiências com Deus, para inspirar seus alunos a depositarem sua confiança no Altíssimo.

Até a próxima. E se você quiser contribuir com seu material para o blog, entre em contato! Quer sugerir uma postagem? Comente! Até mais!


Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: