quinta-feira, 14 de maio de 2015


Como explicar o Dia do Trabalhador para os pequenos? Ufa, pelo menos não foi tão difícil quanto pensei que fosse! No livro que é trabalhado em sala de aula havia uma atividade para montar 2 quebra-cabeças (um de bombeiro e outro de bailarina) e como eu amo construir, desconstruir e reconstruir as aulas, bolei o seguinte plano de aula:

Tema

Dia do Trabalhador

Conteúdo

Imagens de diversas profissões.

Metodologia

Músicas: Seu Lobato, Mestre André;
Bate-papo sobre a profissão dos pais, atividade impressa e da apostila.

Recursos Didáticos

Imagens dos trabalhadores em um cartaz.

Folheei várias revistas e separando diversas profissões para recortar e colar em uma cartolina. As músicas cantadas trazem referências às seguintes profissões: vendedor e fazendeiro. Durante o bate-papo, as crianças foram convidadas a falarem as profissões dos pais e em seguida apresentei o cartaz com as imagens das profissões. Fui falando cada uma delas, explicando o que cada profissional fazia. A profissão que ele mais ficaram encantados foi a de Engenheiro Agrônomo; expliquei para eles que esse profissional é o "médico" da terra e das plantações.

Além da atividade do livro, eles fizeram essa atividade abaixo: cada um deles carimbou o pé numa folha de sulfite, posteriormente virando uma profissão. Os pequenos amaram!!!













Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: