sábado, 2 de maio de 2015

Plano de Aula: Combinados



Trabalhar os combinados com a turma é uma ideia fantástica para ajudar a controlar a turminha dentro e fora de sala de aula. Afinal, os pequenos precisam saber que em qualquer ambiente que eles entrarem, existem regras a serem cumpridas.

Plano de Aula
Tema:

  • Combinados


Objetivos:

  • Identificar e compreender as regras e limites;
  • Lidar com as diferenças e resolver conflitos.


Conteúdo:

  • Promover uma conversa sobre limites e apresentar os combinados, explicando as regras que deverão ser seguidas na escola.


Metodologia:

  • Bate papo;
  • Música Pombinha Branca.


Recursos didáticos:

  • Imagens dos combinados que serão fixados na altura dos alunos.


No dia da aplicação desse plano de aula, cantei com os alunos a música da Pombinha Branca. Depois da música, iniciamos um bate papo sobre o trecho que o namorado da pombinha cuspiu no chão, perguntando a eles se isso era certo.

Falei a eles que em todos os lugares que vamos (em outras casas, na igreja, no médico, entre outros), existem regras que devem ser cumpridas, existem limites que devem ser respeitados. Mostrei as regras que desenhei, explicando cada um deles e afirmando que se essas regras fossem quebradas, a punição seria ficar no Cantinho do Pensamento sem poder brincar com brinquedos ou massinhas e sem assistir a tv.


Na semana seguinte acrescentei mais regras e na próxima semana outras regras farão parte dos nossos combinados. A melhor parte dos combinados é poder ver os pequenos levando os colegas que quebraram as regras, apontando o que eles fizeram de errado e lembrando que se não obedecessem, ficariam no Cantinho do Pensamento! 

Inclusive alguns pais vieram à sala conferir os combinados de perto, dizendo que eram as regras da Super Nanny... só que são da Super Prô Jac hehehehe. Até a próxima!





Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, Artesã,  Blogueira do Eu Amo CrochetarInspiração Livre, Profª Jac Bagis e colunista do Portal Educação e Brasil Escola. Cabeça cheia de ideias, dinâmica e divertida. 

1 comentários: